15
SET
2015

LIVROS GRÁTIS

Logo Edipucrs

A Editora da PUCRS, a ADPPUCRS e os autores estão oferecendo exclusivamente aos nossos associados, e de forma gratuita, algumas obras. Os livros estão na sede da associação e a lista completa pode ser conhecida a seguir.

IMG_20151020_163734455 PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTEOrganizado pelas professoras Silvia Maria de Aguiar Isaia e Doris Pires de Vargas Bolzan

Resumo: o livro é fruto do IV Simpósio de Educação Superior e composto por 20 artigos, divididos em: Trajetórias na educação superior: entre a pessoa, o profissional e a instituição; Desenvolvimento profissional: processos formativos na educação superior; e Enfoques de pesquisa sobre pedagogia universitária.

DE VARGAS AOS MILITARES: AUTORITARISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL

Organizado pelos professores Luciano Aronne de Abreu e Helder Gordim da Silveira.

Resumo: a obra faz uma reflexão sobre o autoritarismo no Brasil e está dividida em duas partes. A primeira trata da questão político-administrativa e a segunda aborda o desenvolvimento econômico do país.

SEGUNDA LEGALIDADE: REGISTROS HISTÓRICOS E JORNALÍSTICOS

Organizado pelos professores Luciano Klöckner, Luciano Aronne de Abreu e Charles Monteiro

Resumo: em 2014, a chamada Segunda Cadeia Radiofônica da Legalidade completou 50 anos. O livro procura reunir fatos do evento ocorrido em 1964, para garantir a permanência de João Goulart na Presidência da República, mas que não alcançou o êxito da Primeira Rede Radiofônica da Legalidade de 1961.

AUTORITARISMO E CULTURA POLÍTICA

Organizado pelos professores Luciano Aronne de Abreu e Rodrigo Patto Sá Motta

Resumo: os artigos publicados no livro mostram a aproximação entre do autoritarismo e da cultura política, abrangendo o Brasil e outros países latino-americanos (Argentina, Chile e Uruguai).

IMG_20151028_142327844 GARIBALDI, HISTÓRIA E LITERATURA: PERSPECTIVAS INTERNACIONAIS

Organizado por Núncia Santoro de Constantino e Claudia Musa Fay

Resumo: os textos da coletânea apresentam a forte personalidade, o pensamento e a ação de Giuseppe Garibaldi, procurando recompor a memória e a responder as perguntas que perduram dois séculos depois do seu nascimento.

 IMG_20151028_142312086_HDR JUVENTUDE. MARGINALIDADE SOCIAL E DIREITOS HUMANOS. DA PSICOLOGIA ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS

Organizado por Andrea Scisleski e Neuza Guareschi

Resumo: os autores desenvolvem os artigos a partir de um posicionamento ético e político bem definido: a defesa da vida dos jovens que vivem em situação de marginalidade social, apresentado argumentos e questionando as políticas existentes na área.

IMG_20151028_142249658 (AUTO)BIOGRAFIA E FORMAÇÃO HUMANA

Organizado por Maria Helena Menna Barreto Abrahão

Resumo: a partir da reflexão de autores clássicos (Habermas, Nietzsche, Frankl, Ricouer, Josso), os textos ampliam as bases filosóficas, sociológicas, psicológicas e pedagógicas, buscando um novo olhar para entender e de fazer a pesquisa educacional.

IMG_20151028_142237601 AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: ESTUDOS RECENTES NO BRASIL

Organizado por Regina Ritter Lamprecht

Resumo: os textos enfocam a aquisição e o desenvolvimento da linguagem nas três modalidades: a falada, a sinalizada e a escrita, apresentando não só os resultados de pesquisas nas respectivas áreas como também lançando novos questionamentos.

 IMG_20151028_142221497

PARCERIAS ENTRE ESCOLAS E UM MUSEU INTERATIVO: CONTRIBUIÇÕES À CULTURA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Organizado por João Bernardes da Rocha Filho, Regina Maria Rabello Borges, Rosana Maria Gessinger e Isabel Cristina Machado de Lara.

Resumo: sob diversos enfoques, os artigos trazem aspectos que estimulam a vontade de sempre aprender e a liberdade para tal, algo que não pode ser obtido por fórmulas ou por regramentos precisos.

IMG_20151028_142159864 FONOLOGIA: TEORIAS E PERSPECTIVAS

Organizado por Leda Bisol e Gisela Collischonn

Resumo: o livro agrupa os trabalhos selecionados a partir do IV Seminário Internacional de Fonologia, abordando diversas questões importante para a área.

IMG_20151028_142138710 Volume 6 – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AVALIAÇÃO E IMPLICAÇÕES PARA O FUTURO DA UNIVERSIDADE

Organizado por Denise Leite e Cleoni Barboza Fernandes

Resumo: da série editada pelo Observatório de Educação Capes/Inep, é composto de artigos que analisam diversos aspectos da educação superior, entre eles, política, mapeio de redes de colaboração, instrumento de avaliação, parâmetros da educação a distância, gestão de cursos, papel do gestor, implicações do Enade, relação ensino/pesquisa.

IMG_20151028_142111899 Volume 2 – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:  UNIVERSIDADE COMO LUGAR DE FORMAÇÃO

Organizado por Sílvia Maria de Aguiar Isaia, Doris Pires Vargas Bolzan e Adriana Moreira da Rocha Maciel

Resumo: textos apresentados no VIII Seminário de Educação Superior: a universidade como lugar de formação, onde são levantados e discutidos indicadores de qualidade para a Educação Superior, com atenção para a Universidade e sua missão formativa.

IMG_20151028_142052644 FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: FALHAS E SOLUÇÕES

Organizado por João Bernardes da Rocha Filho

Resumo: por que apenas um em cada 11 professores de Física em atividade nas escolas é formado em física? Por que a licenciatura em Física é a carreira menos procurada entre todas as que conduzem ao magistério? Os capítulos da publicação, escritos por pesquisadores e professores da área, procuram responder essas perguntas e também apresentar contribuições para o aperfeiçoamento da área pedagógica da Física.