|
PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTEOrganizado pelas professoras Silvia Maria de Aguiar Isaia e Doris Pires de Vargas Bolzan
Resumo: o livro é fruto do IV Simpósio de Educação Superior e composto por 20 artigos, divididos em: Trajetórias na educação superior: entre a pessoa, o profissional e a instituição; Desenvolvimento profissional: processos formativos na educação superior; e Enfoques de pesquisa sobre pedagogia universitária.
|
|
DE VARGAS AOS MILITARES: AUTORITARISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL
Organizado pelos professores Luciano Aronne de Abreu e Helder Gordim da Silveira.
Resumo: a obra faz uma reflexão sobre o autoritarismo no Brasil e está dividida em duas partes. A primeira trata da questão político-administrativa e a segunda aborda o desenvolvimento econômico do país. |
|
SEGUNDA LEGALIDADE: REGISTROS HISTÓRICOS E JORNALÍSTICOS
Organizado pelos professores Luciano Klöckner, Luciano Aronne de Abreu e Charles Monteiro
Resumo: em 2014, a chamada Segunda Cadeia Radiofônica da Legalidade completou 50 anos. O livro procura reunir fatos do evento ocorrido em 1964, para garantir a permanência de João Goulart na Presidência da República, mas que não alcançou o êxito da Primeira Rede Radiofônica da Legalidade de 1961.
|
|
AUTORITARISMO E CULTURA POLÍTICA
Organizado pelos professores Luciano Aronne de Abreu e Rodrigo Patto Sá Motta
Resumo: os artigos publicados no livro mostram a aproximação entre do autoritarismo e da cultura política, abrangendo o Brasil e outros países latino-americanos (Argentina, Chile e Uruguai).
|
|
GARIBALDI, HISTÓRIA E LITERATURA: PERSPECTIVAS INTERNACIONAIS
Organizado por Núncia Santoro de Constantino e Claudia Musa Fay
Resumo: os textos da coletânea apresentam a forte personalidade, o pensamento e a ação de Giuseppe Garibaldi, procurando recompor a memória e a responder as perguntas que perduram dois séculos depois do seu nascimento. |
|
JUVENTUDE. MARGINALIDADE SOCIAL E DIREITOS HUMANOS. DA PSICOLOGIA ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS
Organizado por Andrea Scisleski e Neuza Guareschi
Resumo: os autores desenvolvem os artigos a partir de um posicionamento ético e político bem definido: a defesa da vida dos jovens que vivem em situação de marginalidade social, apresentado argumentos e questionando as políticas existentes na área. |
|
(AUTO)BIOGRAFIA E FORMAÇÃO HUMANA
Organizado por Maria Helena Menna Barreto Abrahão
Resumo: a partir da reflexão de autores clássicos (Habermas, Nietzsche, Frankl, Ricouer, Josso), os textos ampliam as bases filosóficas, sociológicas, psicológicas e pedagógicas, buscando um novo olhar para entender e de fazer a pesquisa educacional. |
|
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: ESTUDOS RECENTES NO BRASIL
Organizado por Regina Ritter Lamprecht
Resumo: os textos enfocam a aquisição e o desenvolvimento da linguagem nas três modalidades: a falada, a sinalizada e a escrita, apresentando não só os resultados de pesquisas nas respectivas áreas como também lançando novos questionamentos.
|
|
PARCERIAS ENTRE ESCOLAS E UM MUSEU INTERATIVO: CONTRIBUIÇÕES À CULTURA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Organizado por João Bernardes da Rocha Filho, Regina Maria Rabello Borges, Rosana Maria Gessinger e Isabel Cristina Machado de Lara.
Resumo: sob diversos enfoques, os artigos trazem aspectos que estimulam a vontade de sempre aprender e a liberdade para tal, algo que não pode ser obtido por fórmulas ou por regramentos precisos.
|
|
FONOLOGIA: TEORIAS E PERSPECTIVAS
Organizado por Leda Bisol e Gisela Collischonn
Resumo: o livro agrupa os trabalhos selecionados a partir do IV Seminário Internacional de Fonologia, abordando diversas questões importante para a área.
|
|
Volume 6 – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AVALIAÇÃO E IMPLICAÇÕES PARA O FUTURO DA UNIVERSIDADE
Organizado por Denise Leite e Cleoni Barboza Fernandes
Resumo: da série editada pelo Observatório de Educação Capes/Inep, é composto de artigos que analisam diversos aspectos da educação superior, entre eles, política, mapeio de redes de colaboração, instrumento de avaliação, parâmetros da educação a distância, gestão de cursos, papel do gestor, implicações do Enade, relação ensino/pesquisa.
|
|
Volume 2 – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UNIVERSIDADE COMO LUGAR DE FORMAÇÃO
Organizado por Sílvia Maria de Aguiar Isaia, Doris Pires Vargas Bolzan e Adriana Moreira da Rocha Maciel
Resumo: textos apresentados no VIII Seminário de Educação Superior: a universidade como lugar de formação, onde são levantados e discutidos indicadores de qualidade para a Educação Superior, com atenção para a Universidade e sua missão formativa.
|
|
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: FALHAS E SOLUÇÕES
Organizado por João Bernardes da Rocha Filho
Resumo: por que apenas um em cada 11 professores de Física em atividade nas escolas é formado em física? Por que a licenciatura em Física é a carreira menos procurada entre todas as que conduzem ao magistério? Os capítulos da publicação, escritos por pesquisadores e professores da área, procuram responder essas perguntas e também apresentar contribuições para o aperfeiçoamento da área pedagógica da Física.
|